DestaqueVALE DO PIANCÓ

Promotoria recomenda suspensão de carreata de festa do padroeiro em Piancó

A Promotoria de Justiça de Piancó recomendou, nessa terça-feira (1), à Paróquia de Santo Antônio, que se abstenha de realizar carreata marcada ou qualquer outro evento que resulte na aglomeração de pessoas, inobservância e impossibilidade de controle das medidas sanitárias e de distanciamento social impostas pela pandemia de covid-19. O evento havia sido anunciado pelo pároco em alusão à Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que começou nesta terça-feira. O padre disse que cumpriria a orientação do Ministério Público da Paraíba.

A recomendação ministerial foi expedida pela promotora de Justiça de Piancó, Artemise Leal Silva. A representante do MPPB entendeu que o evento, embora fosse uma carreata, tem uma grande importância para os moradores da região e também atrairia pessoas a pé, gerando aglomeração. “Segundo informações extraídas do sítio eletrônico do Governo do Estado da Paraíba, o Hospital Regional Wenceslau Lopes, está com 100% da taxa de ocupação de leitos, inexistindo acomodações hospitalares (UTI e Enfermaria) disponível à população”, ressalta em trecho do documento.

Artemise Leal justifica ainda que a medida de prevenção deve ser tomada devido ao aumento no número de pessoas que testaram positivo para covid-19 nos últimos dias, em Piancó, bem como ao fato de que o Município encontra-se com situação epidemiológica chamada como “ bandeira laranja ”, requerendo restrição de mobilidade. A promotora ainda observou que uma recomendação não atinge as atividades realizadas na igreja com até 30% da capacidade de acomodação, como permitido o decreto estadual vigente.

De acordo com as redes sociais da paróquia, o evento estava marcado às 17h30, com saída do Parque de Exposição Elzir Matos, percorrendo as principais ruas da cidade. A igreja também marcou para as 17h a adesivagem dos transportes. A promotora de Justiça disse que o pároco comunicou que atenderia à recomendação. Ele também adicionou à Promotoria um áudio com uma nota gravada e endereçada aos fiéis, suspendendo o evento e solicitando que não comparecessem à carreata programada.

“Eventos dessa natureza (carreatas, passeatas, etc.) colocam uma população em risco demasiado, visto a impossibilidade dos organizadores garantirem fielmente o cumprimento pelos participantes das normas sanitárias e de distanciamento social ao longo de todo o percurso”, diz trecho da recomendação, adicionado que “as festividades de Santo Antônio podem ser realizadas de maneira a não colocar em exposição elevada e desnecessárias ao coronavírus os fiéis que querem participar, como se vê em diversas outras paróquias do Estado da Paraíba”.

Assessoria
Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo