DestaqueVALE DO PIANCÓ

MP investiga contratação de professores ‘sem qualificação técnica’ em Nova Olinda

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou, nesta terça-feira (9), um procedimento para apurar supostas irregularidades na contratação de professores por excepcional interesse público no município de Nova Olinda, no Sertão da Paraíba.

A abertura do procedimento foi realizada por meio da Promotoria de Justiça de Piancó e assinada pelo promotor substituto Caio Terceiro Neto Parente Miranda, após indícios de que docentes estariam atuando sem habilitação em pedagogia, especialmente nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A investigação começou após o envio de um ofício da Câmara Municipal de Nova Olinda, que relatou que o prefeito não respondeu a um documento enviado no mês de março que cobrava esclarecimentos sobre a contratação de professores sem formação adequada.

Em nova manifestação, a Câmara afirmou que “todos os professores contratados para dar aulas aos alunos do EJA na rede municipal não possuem habilitação em Pedagogia para lecionar”.

De acordo com o MP, o prefeito também deixou de responder a um ofício enviado em outubro, no qual o órgão solicitava a lista nominal dos professores, contratos, comprovantes de qualificação técnica e justificativa para o silêncio diante do requerimento legislativo.

Com a falta de retorno, o Ministério Público considerou que ainda não há como identificar todos os envolvidos e aprofundar a análise das possíveis irregularidades, por isso, um procedimento preparatório foi aberto.

Na nova determinação, o MP fixou prazo improrrogável de 15 dias para que o prefeito apresente umal lista nominal de todos os professores contratados em 2025, a indicação dos que atuam no EJA, cópias dos contratos, documentação comprobatória de habilitação (diplomas, certificados etc.) e justificativa pela ausência de resposta ao requerimento.

O procedimento terá duração inicial de 90 dias, prorrogável uma única vez.

MaisPB

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo