MUNDO

Inflação dos EUA sobe a 8,5%, maior alta desde 1981

A inflação americana aumentou pela terceira vez seguida em 2022 e bateu a marca de 8,5% em 12 meses, maior taxa desde o governo de Ronald Reagan (Republicano), em dezembro de 1981.

O último Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a taxa nos Estados Unidos, foi revelado nesta terça-feira (12/4). O anúncio é precedido por uma alta de 7,9% nos 12 meses até fevereiro, que foi histórica, a maior desde 1982.

Fatores que empurraram a inflação para cima foram os preços de combustíveis, comida e preço do aluguel no país para os mais pobres. Esses são alguns dos calcanhares de Aquiles do governo Biden (Democrata), que passa por momentos difíceis com as eleições para o Congresso em iminência e com uma baixa popularidade.

Apenas a gasolina subiu 18,3% em março e correspondeu por metade do aumento dos itens no mês. Jen Psaki, porta-voz do governo, disse a repórteres na segunda-feira (11/4) que os impactos do conflito na Europa no petróleo não foram totalmente incluídos no relatório divulgado em março e, por isso, no atual, os valores estariam “extraordinariamente elevados”.

A escalada de inflação vem um ano após o presidente Biden assinar um pacote de US$ 1,9 trilhão que, dentre outras medidas, oferecia cheques de US$ 1.400 para os mais necessitados enfrentarem as consequências econômicas da pandemia.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo