CVN BRASIL

Eleição de prefeitos em 2020 no País abre 11 vagas na Câmara; saiba quem assume

POLÍTICA

Eleição de prefeitos em 2020 no País abre 11 vagas na Câmara; saiba quem assume

01/12/2020


Portal WSCOM

Nestas eleições municipais 12 deputados federais foram eleitos como prefeitos. Com a posse em 1º de janeiro, os parlamentares darão lugar a 11 novos parlamentares, que devem ocupar o plenário pelos próximos dois anos de legislatura.

Um deles, Deuzinho Filho (Republicanos), que concorria a vice-prefeito de Caucaia (CE) e venceu no segundo turno já é suplente e encontra-se atualmente fora do exercício. Os novos empossados da Câmara não devem alterar as composições de gênero da Casa. Mas pela primeira vez, o Psol elegeu uma parlamentar bissexual, Vivi Reis. Ao assumir a prefeitura do Recife, João Campos (PSB-PE), eleito deputado com 460 mil votos, dará lugar a um deputado eleito com 43 mil votos, Milton Coelho da Silva Neto (PSB).

O PSDB deve ganhar duas cadeiras na casa com a saída de JHC (PSB-AL) para a prefeitura de Maceió, e de Juninho do Pneu (DEM-RJ) para Nova Iguaçu (RJ) – e Danilo Forte, que já foi deputado suplente nesta legislatura, deverá assumir um cargo. O PSD ganha a vaga de Sergio Vidigal (PDT), eleito prefeito de Serra (ES). O PL pega a vaga de Margarida Salomão (PT), eleita prefeita de Juiz de Fora (MG), mas perde a cadeira de Paulo Marinho Jr., eleito vice-prefeito de Caxias (MA). Outras cinco trocas serão entre políticos do mesmo partido.

EM JANEIRO- As lideranças partidárias apontam que estas posses devem ocorrer a partir de 1º de janeiro, quando os eleitos a cargos nas prefeituras irão fazer o processo de desincompatibilização dos cargos.

Confira a lista de mudanças:

– Eleito prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) dará lugar a Vivi Reis (PSOL-PA), suplente com 22.407 votos.

– Eleito prefeito de Recife, João Campos (PSB-PE) dará lugar a Milton Coelho da Silva Neto (PSB-PE), suplente com 43.649 votos.

– Eleito prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos-MA) dará lugar a Josivaldo dos Santos Melo (Podemos-MA), suplente com 23.113 votos.

– Eleito prefeito de Maceió, JHC (PSB-AL) dará lugar a Pedro Torres Brandão Vilela (PSDB-AL), suplente com 37.203 votos.

– Eleito prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Juninho do Pneu (DEM-RJ) dará lugar a Marcos Soares (PSDB-RJ), suplente com 44.262 votos.

– Eleito prefeito de Porto Real (RJ), Alexandre Serfiótis (PSD-RJ) dará lugar a Pedro Augusto (PSD-RJ), suplente com 36.382 votos.

– Eleito prefeito de Serra (ES), Sergio Vidigal (PDT-ES) dará lugar a Neucimar Fraga (PSD-ES), suplente com 53.787 votos.

– Eleito prefeito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa (PSDB-CE) dará lugar a Danilo Forte (PSDB-CE), suplente com 55.910 votos.

– Eleita prefeito de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão (PT-MG) dará lugar a Aelton Freitas (PL-MG), suplente com 54.704 votos.

– Eleito vice-prefeito de Caxias (MA), Paulo Marinho Jr. (PL-MA), que já era primeiro suplente, dará lugar a Deoclides Macedo (PDT-MA), suplente com 39.328 votos.

– Eleito vice-prefeito de Caucaia (CE), Deuzinho Filho (Republicanos-MA) não será substituído. Deuzinho foi suplente até outubro desse ano, quando Vaidon Oliveira (Pros-CE) retomou a titularidade do cargo.

– Eleito prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho (PROS-RJ) dará lugar a Ricardo Correia de Barros (Patriota-RJ), suplente com 24.951 votos. Há o risco de esta troca não se concretizar, já que a eleição de Garotinho à prefeitura aguarda julgamento.

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo