CVN BRASIL

Bolsonaro faz reforma e muda 6 ministros

presidente Jair Bolsonaro sinalizou a integrantes do governo que deve fazer trocas em pelo menos 6 dos 22 ministérios. Nesta segunda-feira (29), 3 ministros anunciaram demissão (Defesa, Relações Exteriores e Advocacia Geral da União). O Poder360 apurou que outras 3 pastas (Secretaria de Governo, Casa Civil e Justiça) devem ter novos titulares.

A saída de Ernesto Araújo do Ministério das Relações Exteriores foi na manhã desta 2ª feira. Horas depois, a troca no Ministério da Defesa foi anunciada. Em curta nota, Azevedo Silva informou que estava deixando a Esplanada dos Ministérios.

O ministro da Casa Civil, general Walter Souza Braga Netto, deve ser o novo titular do Ministério da Defesa. O general Luiz Eduardo Ramos, hoje chefe da Secretaria de Governo e responsável pela articulação política do Planalto com o Congresso, substituiria Braga Netto. Bolsonaro busca um nome político para o lugar de Ramos e assim tentar melhorar a relação com o Poder Legislativo. O deputado Ricardo Barros (PP-PR) é um dos nomes postos à mesa do presidente.

No Ministério da Justiça e Segurança Pública e na Advocacia Geral da União, também haverá trocas. José Levi anunciou a saída da AGU na tarde desta 2ª feira. Segundo interlocutores do presidente, Bolsonaro planeja tirar André Mendonça, que retornaria à pasta que Levi chefiava. Para a Justiça, está cotado o secretário de segurança pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

O nome de Torres já foi sugerido para assumir o posto de ministro e de chefe da Polícia Federal anteriormente, mas não avançou à época. Delegado da PF com especializações em Ciência Policial, Investigação Criminal e Inteligência Estratégica. Coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal em Roraima, de 2003 a 2005. Também se dedica a coordenar atividade na Câmara dos Deputados voltada para as Comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Além das trocas no 1º escalão, a secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação sofreu uma baixa nesta 2ª feira (29.mar). A titular, Izabel Lima Pessoa, que estava no cargo desde agosto de 2020, pediu demissão. É a 5ª troca no posto desde o início do governo Bolsonaro.

Poder 360

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo