MUNDO

Maior clínica para jovens trans nos EUA é fechada e Trump impõe medidas ainda mais duras para “tratamentos de gênero”

A maior clínica pediátrica voltada a jovens transgêneros dos Estados Unidos, localizada no Hospital Infantil de Los Angeles, fechou as portas após uma ordem executiva do presidente Donald Trump.

A medida faz parte da nova política federal “Protegendo Crianças contra Mutilações Químicas e Cirúrgicas”, que proíbe o uso de recursos públicos em tratamentos de afirmação de gênero para menores de 19 anos.

Clínica oferecia hormônios, bloqueadores e cirurgias

O centro era referência no atendimento, oferecendo bloqueadores de puberdade, hormonioterapia e cirurgias. Era também uma das poucas unidades a aceitar seguros públicos.

O Departamento de Justiça informou que médicos e instituições que prestaram esses serviços estão sob investigação e podem responder judicialmente.

Fechamentos se espalham por outros estados

O encerramento em Los Angeles reflete um movimento nacional. Clínicas na Califórnia, Nova York, Illinois e Washington D.C. também anunciaram o fim ou a redução dos serviços para jovens trans.

Governo promete endurecer punições

Enquanto famílias e defensores dos direitos LGBTQ+ manifestam preocupação com perseguições judiciais, o governo Trump declarou que elas foram “vítimas de uma ideologia distorcida” e prometeu medidas mais duras contra procedimentos médicos considerados irreversíveis.

Debate sobre gênero e política continua acirrado

O episódio reacende o debate sobre identidade de gênero, infância e política nos EUA, evidenciando que o tema permanece como um dos mais polarizados do país.

Dados recentes sobre jovens trans no Brasil

No Brasil, embora haja lacunas em levantamentos governamentais, estudos indicam que cerca de 2 % da população adulta se identifica como transgênero ou não-binária — o que representa aproximadamente 3 milhões de pessoas no país. Além disso, mais de 9 mil estudantes trans estão matriculados em escolas públicas estaduais brasileiras, segundo dados de 2025.

BNews Natal

Piancó - LGNET

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo