SES esclarece denúncias sobre funcionamento de Hospital de Itaporanga

Hospital estaria sendo sucateado, segundo denúncia

Por Júnior Viriato 23/08/2017 - 21:10 hs

 

 

Créditos: Yara Maysa Conçalves, diretora do HDI

 

 

Após denúncia de portal de Itaporanga, no Sertão paraibano, na qual médico teria relatado sucateamento do hospital do município a ponto de se tornar um simples “pronto-socorro”, a Secretaria Estadual de Saúde explicou, em nota, a rotina de funcionamento do hospital.

Segundo a publicação, o Hospital Distrital de Itaporanga atende urgências e emergências para atendimento do perfil materno-infantil, sendo os demais casos encaminhados para outras unidades de referência.

Esclareceu, ainda, que a farmácia do hospital se encontra plenamente abastecida, diferente do que publicou a matéria do portal.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado da Saúde (Ses), por meio da Direção Geral do Hospital Distrital de Itaporanga (HDI), destaca que não houve contato para pronunciamento sobre a rotina do Hospital. Entretanto, considerando essencial, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

O Hospital Distrital de Itaporanga é caracterizado como “Portas Abertas” para atendimentos de urgência e emergência com perfil de maternidade, segundo a definição do Conselho Federal de Medicina (CFM), resolução nº 1451/95, sendo os demais casos encaminhados para outras unidades de referência;

O Hospital dispõe de 53 leitos: 45 deles destinados à internação e oito auxiliares; com atenção materno-infantil.

A farmácia do Hospital de Itaporanga está devidamente abastecida com todos os medicamentos necessários e essenciais ao atendimento da comunidade usuária. Vale destacar que alguns medicamentos obedecem a um protocolo padrão de Unidades Hospitalares;

Quanto ao serviço de rouparia apresentamos um estoque que atende qualquer demanda apresentada, contando cada vez mais com melhorias em estoque de lençol, roupas para pacientes, travesseiros entre outras;

O Governo do Estado dá mais um passo para melhor atender a população de Itaporanga e região com a proposta de fortalecimento da obstetrícia no Hospital Distrital de Itaporanga;

É preciso compreender que cada ente tem responsabilidades diferenciadas e ao mesmo tempo iguais, ou seja, ofertar o atendimento em suas respectivas responsabilidades e a população, por sua vez, cobrar e reivindicar conforme tais especificidades;

O HDI possui ainda uma cotidiana preocupação com o esclarecimento e satisfação dos usuários, sendo disponibilizados profissionais capazes de orientá-los por meio de cartilha informativa, bem como compreender através de conversas as ansiedades manifestadas por tais sujeitos; Por fim, convém reforçar que a Direção do HDI está à disposição da população do Vale do Piancó para prestar os necessários serviços, esclarecer quaisquer dúvidas e inverdades, além de prestar informações solicitadas

Da redação CVN